terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Florbela Espanca

 

espanca17

 FLORBELA D'ALMA DA CONCEIÇÃO


Nascimento: 08/12/1894, Vila Viçosa, Alentejo, Portugal
Filiação: João Maria Espanca e Antónia da Conceição Lobo
Casamento: Alberto Moutinho (08/12/1913 a 1921); António Guimarães (1922 a 1923); Mário Laje (1925)
Falecimento: 08/12/1930, Matosinhos, Portugal
Causa: Suicídio
atart6 Poetisa e escritora; primeiro poema: "A Vida e a Morte" (1903); precursora do movimento feminista português, é a primeira mulher a frequentar o Curso de Direito da Universidade de Lisboa (1917); começa a apresentar distúrbios mentais (1919); autora de livros como "Livro de Mágoas" (1919), "O Livro de Soror Saudade" (1923), "Charneca em Flor" (1930); tenta suicídio 2 vezes (10/1930 e 11/1930).


"O mundo quer-me mal porque ninguém tem asas como eu tenho."

Eu

Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada ... a dolorida ...

Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida! ...

Sou aquela que passa e ninguém vê ...
Sou a que chamam triste sem o ser ...
Sou a que chora sem saber porquê ...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou!


(Florbela Espanca, in "Livro de Mágoas")

2009

11 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Ainda bem que me lembraste a data!
Tenho os seus sonetos sempre à mão...

Abraço

Maria disse...

Se não fosse a espuma da onda diria que esta foto era um quadro...

Beijinho, Oris
(e obrigada pela Florbela!)

mfc disse...

Ela é simplesmente única e a sua poesia sempre actual.

fj disse...

"O mundo quer-me mal porque ninguém tem asas como eu tenho..."

ora...nem mais!

Beijinhos Oris*


Para além do que já sabia dela, fiquei a saber mais qq coisa ;)

Tite disse...

Esta Senhora, Menina, Poeta, escolheu muito mal o dia para se suicidar.
Naquele tempo este dia era só o dia dedicado às Mães.

Abraços

Oris disse...

Rosa dos Ventos

Os seus sonetos são sempre uma boa companhia...

:)

Beijitos

Oris disse...

Maria

:))

Obrigada eu...

Beijitos

Oris disse...

MFC

Concordo contigo...

:)

Beijitos

Oris disse...

FJ

Foi pena ter cortado as asas tão cedo...

Beijitos

Oris disse...

Tite

Qualquer dia para se cometer suicídio...é sempre mal escolhido.


Ainda há quem considere, também esse dia, o da Mãe...

:))

Beijitos

Maria disse...

Oris

Não consigo comentar o post acima, com o cisne...
Clicando no 'comentários' não abre...

Beijinho