domingo, 8 de fevereiro de 2009

Aluna foi espancada por colegas…

P7050286

Pura violência. Uma menina de 10 anos teve que receber tratamento depois de ter sido espancada. Agressão foi praticada na própria escola e os agressores apontados pela garota são quatro alunos, seus colegas. A GNR investiga o caso.

Ler a notícia completa Aqui

Não compreendo como é possível estarmos a formar jovens, que são capazes de maltratar os seus pares, desta maneira. A escola, cada vez mais, está a perder o seu encanto.

28 comentários:

Unknown disse...

Muy beuno blog!

Maria disse...

Não sei se o problema é da Escola, Oris. Penso que é da educação que dão em casa às crianças. Os pais delegam, hoje em dia, para os professores tudo o que tem a ver com a edução dos filhos. e demitem-se de serem pais.
Penso que a educação é dada em casa (não esquecer as regras!) e que a Escola dá instrução.
Às vezes é difícil dizer onde acaba uma linha e começa a outra, provavelmente é uma linha com as duas vertentes. Não pensei muito nisso. Mas para mim é em casa que se dá a educação.

Bom domingo.

Beijinhos

Maria disse...

claro que não é "edução" dos filhos, mas educação...

Madrigal disse...

Quando eu era petiz, tive de deixar de levar o lanche para a escola pois, caso contrário, os meninos grandes batiam-me para me roubarem a marmita. Além do mais, as lutas e as agressões eram diárias(isto há mais de 40 anos).

Penso que a violência é um fenómeno transversal (intemporal, mas com tendência a agravar-se)em todo o mosaico social, e relaciona-se com os males que nos assolam: a deseducação, a perda de valores básicos,a indisciplina, o laxismo, a falta de acompanhamento,a ausência de amor filial, a emergência da pobreza, cada vez maior, o aumento das diferenças sociais...

NB. Se visitasses escolas secundárias no Rio de Janeiro ou em Buenos Aires - como eu visitei - observavas detectores de metais na porta principal, arame farpado, segurança privada, e policiamentos constantes da Policía Militar. Lá chegaremos, receio...

Beijitos,
Jorge

Pitanga Doce disse...

Óris, não é preciso visitares o
Rio ou Buenos Aires para veres a violência. Num país dito de primeiro mundo, como os EUA, cometem-se as maiores chacinas entre colegas e professores sem qualquer razão social. Premeditam crimes bárbaros e os lançam à Internet. Quando a notícia vem a público, nos jornais, o perfil é sempre o mesmo. Com dinheiro ou sem dinheiro a história é de total abandono, infâncias em que foram usados como bolinhas de ping-pong. Uma hora na casa da tia, outra no vizinho, outra com a empregada. Um dia lembravam de lhe fazer o almoço, outro não. Os que tinham dinheiro ganhavam muitos brinquedos, os mais pobres, muita porrada. Não estou justificando e para mim deveria haver uma pena judicial para eles, consoante a idade e para os pais, uns diazinhos a cuidar de crianças feridas, queimadas, cortadas e traumatizadas em hospital, além de uma multa que pesasse no bolso por criar tão mal seus filhos.

Falei demais? É que quando toca a criança...

Olha, quando o meu mais velho está de férias ele vai levar a filha (Julinha) à escola e diz:
"Não gosto de ir levá-la. Parece que a estou vendo ir embora. Gosto de ir buscá-la".

Há diferenças não há? E a escola não tem destas cenas, que já ganharam até um nome: BULLYING

beijos Óris, e que o Anjo da Guarda proteja nossas crianças!

PS: Está armando um temporal de Verão daqueles.

Pitanga Doce disse...

Ai meu Deus, falei taanto!!!!!

Oris disse...

Steve

You are generous with your comment!
Have a good week...

Oris disse...

Sabes, Maria o que mais me chocou foi a idade das crianças...

O problema não é só da Escola, mas de todos aqueles que têm contribuído para a sua degradação. Claro, que os pais têm culpa. Cada vez mais fazem das escolas um depósito para os seus filhos e os valores foram-se perdendo.
Eu sei que a vida está difícil, mas é preciso abdicar de alguns valores materiais e estar mais tempo com os filhos e incutir-lhes regras tão importantes para a sua formação de base.

Beijitos e boa semana.

Oris disse...

Maria

Eu "deduzi"....

:))

Beijitos

Oris disse...

Jorge

Isso era porque a tua marmita ia recheada de coisas boas!!!

:)))

No segundo parágrafo fazes uma análise excelente do que realmente se está a passar.
Cada vez mais se nota a falta de amor e isso está a contribuir para que as crianças se tornem frias e cruéis.
Há pais que, durante o período em que os filhos formam a sua personalidade, os deixam nas amas desde as 8h às 20 h. Muitas vezes, nem mesmo ao fim-de-semana estão com eles. Que relação haverá entre estes pais e filhos? Que valores lhes transmitem?

As nossas escolas estão a caminhar a passos largos para a formação de delinquentes consentidos...
Há que tentar que isso não aconteça e o Ministério da Educação tem que estabelecer regras nesse sentido.

Boa semana.
Beijitos

Maria P. disse...

Acabo de ouvir a notícia na tv, infelizmente, não me chocam estes comportamentos, e sublinho, infelizmente.
Por várias razãos estou sempre perto de criança, mais ou menos desta idade, e é impressionante a "violência" que alguns guardam em si e descarregam nos colegas por pequenas razões...

E sabem porquê?! Estão quase sempre sós, não vivem em familia, não fazem refeições juntos, não conversam, não sabem ser crianças, são filhos com pais ausentes, ausentes alguns com consciência disso, outros nem dão por nada...

Enfim, é a nova era.

Beijinho, e...boa semana!*

Oris disse...

Pitanguita

Acho que a violência está a predominar nas escolas, a nível mundial. Já não se podem distinguir os países de 1ª ou de 2ª, pois o abandono e o desamor não se mede pela riqueza ou pela pobreza, mas pela falta de valores.
Muitos pais são culpados porque criam os filhos como se fossem fardos ou um castigo.

Ai, Pitanguita, quando toca a crianças, nem imaginas como eu viro leoa....

Com tudo isto, ainda bem que há pais que são excepção!!!

:)))

Boa semana.
Beijitos

Oris disse...

Pitanguita

:))
Não falaste nada. Gosto muito de ler as tuas opiniões...

Beijitos

Oris disse...

Maria P.

Que bom ver-te por aqui....é sinal que vais melhorando!!!

Tens razão, a violência está a tornar-se uma norma, infelizmente...

As crianças só têm referências violentas...é a tv (os desenhos animados que são horrorosos,as séries...., os filmes), os jogos da playstation e....o ambiente familiar...

Boa semana para ti.
Beijitos

pin gente disse...

vi... chocou-me particularmente pela idade.
penso ser o resultado de muitas faltas... acima de tudo, falta de amor.

um beijo
luísa

Oris disse...

Luísa

Quando deviam brincar, divertirem-se com coisas giras...agridem, magoam, marcam para o resto da vida...

Beijitos

mfc disse...

Que triste caminho as coisas estão a tomar!

Oris disse...

mfc

Caminho, que cada vez mais nos preocupa...

Obrigada, pela visita e pelo comentário.

:)

fj disse...

Não li todos os comments deixados, mas lendo na diagonal o do Jorge,não vejo assim tanta diferença da minha época para a que referenciou e para a época de hoje.

Pelos vistos já antes era assim...depois foi assim...e continuará assim.
- Diferenças?!? claro que as há!

Temos hoje o imediatismo das noticias que fazem as 1ªs paginas dos jornais...ou das TV's


Minha cara Oris e restantes comentadores...

Eu proprio assim como os meus colegas da altura, tb eramos vitimas dos mais velhos. Eu por exemplo fui 3 vezes para o hospital com a cabeça partida, sabem com quê?
- com pedras, atiradas pelos mais velhos, que agrediam os mais novos.

Tinha ainda uma bicicleta a qual tive q deixar de a levar para a escola, caso contrario ficava sem ela e os meus pais não me dava outra. Se tivesse um qq jogo ROUBAVAM-MO de imediato.
E se me queixasse, logo me diziam..." porque o trouxeste?..."

Ainda Estou cá....ninguém me matou...nem deixei de estudar por isso, nem sequer faltei ás aulas no dia seguinte.
Mais não tenho qq problema e continuo a dar-me com esses tipos que nos batiam na altura. E outra ainda, apesar de ter um Professor que usava pistola e que nos obrigava a ver onde iam bater as balas....( do outro lado da rua) não fez de mim um pistoleiro, embora tenha uma arma(de serviço) que nunca a utilizei.

NÃO ACREDITAM??
pois então, são livres de o fazer.

Sempre houve e sempre haverá violência nas escolas... Desde que seja entre miudos da mesma idade e sem a utilização de qq tipo de armas de arremeço ou de fogo...deixem que eles se defendam...serão os homens e mulheres de amanhã que terão mais que contar.

Lá tenho que fazer um post um dia sobre a minha época escolar e a dos demais que viajaram comigo naquela etapa...ainda no inicio dos anos 70

ESTOU CÁ ... e os outros (OS agressores) também!

Abreijosssss.

Rosa dos Ventos disse...

Sou muito tótó!
Só agora é que voltei a encontrar-te!
Pensei que tinhas parado, porque sempre que te procurava encontrava Fim!

Abraço

Anónimo disse...

Oris, eu sou tão directa que ás vezes tenho medo de não ser bem compreendida, mas estas crianças, outras vezes jovens, quase adultos de que tanto se fala e se falou ontem no jornal da noite, não são problemáticas deixam-nas ser problemáticas, nada que um bom par de estalos em colaboração com os Pais não os deixasse nos sitio. mas o pior ainda são os Pais que vão para as escolas e ainda batem nos professores... é uma bola de neve.
Ainda hoje e nem de propósito ia um miudo +- com 10 anos aos pontapés á mãe a dizer que se não lhe desse uma PSP que ia lhe bater, tal e qual, os meus olhos quase saltaram, e a mãe só dizia, em casa vamos conversar, chamou nomes á mãe, (imensos)... e continuou ao chutos como se ela fosse uma bola de futebol, uma cois ate garanto Oris, se fosse meu filho dava-lhe uma tareia que ele nunca mais se esquecia.

Não sou apologista de psicologos, nem psiquiatras, hoje as crianças são stressadas sim, mas a nossa infância também não foi nenhum mar de rosas e isso não fez de nós uns monstrinhos.

Tenho uma filha, igual a qualquer criança, mas ela sabe muito bem até onde pode ir, e pode ir muito longe, até me considero uma baldas, mas faltas de respeito eu não admito.

Mas estamos a ter os monstrinhos que nós próprios criamos... tenho muita pena dos professores de hoje, o que falou ontem na televisão até estava de cara tapada, com medo de represálias...

beijos Oris
acho que até já falei demais.

Oris disse...

FJ

Devo ter sido uma privilegiada porque nunca assisti a cenas de violência enquanto estudante. Gostávamos da escola e os rapazes sempre protegeram as raparigas.
Éramos educados e todas as vezes que, por qualquer motivo, os professores diziam que iam chamar os pais, nem sabíamos o que fazer.
Agora, são os próprios pais que vão às escolas insultar, ameaçar e bater nos professores.
Houve uma inversão de valores....

Beijitos

Oris disse...

Pois é, Rosa, afinal andava por aqui...

Dei uma gargalhada com o termo "tótó". Já há muito tempo que não o lia e fez-me recordar velhos tempos.

:))

Beijitos

Oris disse...

Apenas eu

Nas últimas férias da Páscoa visitei uma escola onde estavam a decorrer Actividades dos Tempos Livres (ATL). Entre as crianças estava uma que se destacou pelo seu mau comportamento. Nunca estava quieta, respondia mal à monitora, "atropelava" os colegas não os deixando participar, nem trabalhar.
Chamaram-lhe à atenção e sabes o que ela respondeu?
-Ai, eu sou assim porque a minha psicóloga diz que eu sou hiperactiva e eu faço o mesmo em casa.
Vim de lá a pensar:-Pobres pais, estão a criar um "monstrinho" e nem dão conta.
Esta, era uma criança problemática e estavam a fingir que não percebiam.

Quando os filhos perdem o respeito pelos pais, como poderão tê-lo pelos outros???

Não falaste nada....
:)

Beijitos

fj disse...

minha carA amiga,
Voltei!
Intormo que foste a grande VENCEDORA(provisória**) do desafio/passatempo, "BRINCANDO E APRENDENDO".
Muitos Parabéns!!!!

** agora è necessário escreveres as palavras com erro ou em alternativa deixares lá o texto corrigido.

Vai haver discussão...eheheh!!!

HÁ um PRÉMIO para Ti!!!!
(depois da tua resposta acertada)

:)))))))

Oris disse...

FJ

Detesto discussões!!!!!

Onde eu me fui meter...

Ufa!!!

:)))

Beijitos

(já lá passo)

fj disse...

de volta....

já la está o teu Prémio!
podes ir recebê-lo
:))
espero que gostes!
beijinhos

Oris disse...

FJ

Já o fui buscar....
Gostei muito....obrigada.

Beijitos